Somos uma rede pronta para oferecer os produtos e serviços que movem pessoas e negócios a realizarem todo seu potencial. Respeitamos os Direitos Humanos e o meio ambiente, relacionamo-nos de forma responsável com as comunidades nos locais onde atuamos e superamos os desafios de sustentabilidade relacionados ao nosso negócio, incluindo a transição para uma matriz energética de baixo carbono.
Nossos compromissos
Em todas as nossas atividades, nos comprometemos a:
Faça o download da nossa Política de Responsabilidade Social.
Faça o download da nossa Política de Qualidade.
A força de trabalho da Companhia, empenhada no cuidado com a vida e o meio ambiente e na promoção de um comportamento ético e seguro, se compromete a:
Faça o download da nossa Política de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade
A vida deve ser respeitada em toda sua diversidade e os direitos, as obrigações, as instalações, os processos, as informações, a reputação e a imagem da Petrobras resguardados contra ameaças decorrentes de ações intencionais ou não.
A gestão de riscos insere-se no nosso compromisso de atuar de forma ética e em conformidade com os requisitos legais e regulatórios estabelecidos nos países onde atua.
A gestão de riscos deve estar alinhada e coerente com o Plano Estratégico da Petrobras.
Os riscos devem ser considerados em todas as decisões e a sua gestão deve ser realizada de maneira integrada, aproveitando os benefícios inerentes à diversificação.
As ações de resposta devem considerar as possíveis consequências cumulativas de longo prazo e de longo alcance dos riscos e devem ser priorizadas de acordo com a agregação ou preservação de valor aos acionistas.
Fortalecer a filosofia de gestão de riscos como parte da cultura empresarial da Petrobras Distribuidora.
Aproveitar as oportunidades e antecipar-se às ameaças que afetam nossos objetivos estratégicos, econômico-financeiros, operacionais ou de conformidade.
Promover a uniformidade de conceitos e a integração de metodologias utilizadas na identificação, na análise, na avaliação e no tratamento dos riscos como forma de melhorar a confiabilidade das informações e a transparência de todo o processo.
Gerenciar, de forma proativa e abrangente, os riscos associados aos processos de negócio, de gestão e de suporte de forma a mantê-los em um nível tolerável de exposição.
Empreender ações de gerenciamento de risco de forma eficaz, eficiente, econômica e efetiva.
Alinhar as ações de gerenciamento de riscos com as ações das unidades organizacionais responsáveis por controles internos, pela conformidade e pela auditoria interna da Petrobras.
Garantir a autonomia no processo de gerenciamento dos riscos e a segregação de funções entre os tomadores de riscos e os responsáveis pelo seu monitoramento.
Garantir a administradores, investidores e demais públicos de interesse, um fluxo contínuo, transparente e adequado de informações associadas aos principais riscos e seu processo de gestão na Petrobras, desde que respeitado o grau de sigilo das informações, bem como os procedimentos corporativos, políticas, diretrizes e demais normas internas de segurança empresarial e da informação.
Assegurar aos empregados próprios e às empresas prestadoras de serviços (através de contratos) a capacitação para o gerenciamento de riscos de forma contínua e adequada às suas atribuições.
Asseverar o monitoramento e a análise crítica do próprio gerenciamento de riscos como parte integrante de um processo contínuo de melhoria da governança corporativa.
Do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora
Do Comitê de Auditoria da Petrobras Distribuidora
Da Diretoria Executiva da Petrobras Distribuidora
Da Auditoria Interna da Petrobras Distribuidora
Da Unidade Organizacional responsável pela Gestão Corporativa dos Riscos Empresariais
Da Unidade Organizacional responsável pela Gestão de Riscos Específicos
Do Titular de Unidade Organizacional (Gestor)
Faça o download da nossa Política de Gestão de Risco
Todos os nossos negócios e relações com contrapartes devem ser pautados nos valores de ética, integridade e transparência, em estrita observância às normas e leis nacionais e internacionais aplicáveis, com tolerância zero a qualquer tipo de desvio de conduta.
A visão, missão, estratégias, metas, operações, processos e atividades devem refletir o pleno compromisso da companhia com as ações de compliance, proporcionando um ambiente propício à tomada de decisão, em linha com o objetivo de sermos referência em ética, integridade e transparência.
A companhia deve atuar prioritariamente de forma preventiva, visando inibir qualquer ato de violação das condutas requeridas, mitigando o risco de ocorrência de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica.
Os indícios de desvio de conduta devem ser apurados com adoção de medidas para imediata interrupção e reparação de eventuais danos à companhia, gerando consequências proporcionais aos responsáveis.
Nossa atuação deve transmitir credibilidade e servir de exemplo positivo às empresas e à sociedade, exercendo liderança na promoção de um ambiente de negócios ético, íntegro e transparente, alinhado ao alto desempenho e aos demais valores da companhia.
Determinar que os administradores e gestores da companhia possuam responsabilidade adicional com a efetividade das ações de compliance, devendo servir de exemplo legítimo do agir ético para todos os públicos de interesse, mantendo o contínuo fortalecimento do ambiente de compliancecomo uma das prioridades da companhia.
Prover autoridade, independência, recursos e capacitação adequados à unidade organizacional responsável pela gestão das ações de compliance, assim como proteção aos profissionais que nela atuam contra retaliações e punições arbitrárias provenientes do exercício de suas atribuições, assegurando a efetiva implementação, operacionalização e monitoramento do Programa de Complianceda companhia.
Gerir as ações de compliancede forma integrada com as áreas da companhia, com o objetivo de promover maior sinergia, potencializar sua efetividade e otimizar recursos e resultados, gerando maior valor agregado.
Manter um Programa de Complianceefetivo que contemple ações de prevenção, detecção e correção de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica, promovendo a sua avaliação periódica e seu aprimoramento contínuo.
Identificar, avaliar, monitorar e mitigar continuamente os riscos de compliance, considerando aspectos inerentes aos nossos segmentos de negócio e operações.
Considerar aspectos de integridade na escolha de seus administradores e gestores, bem como na elaboração das normas e procedimentos internos, estabelecendo orientações aplicáveis a todos aqueles que atuam na companhia, ou em seu nome, de forma a orientar a execução de atividades e a tomada de decisão.
Realizar e manter o adequado registro contábil e controle das transações, visando a elaboração de relatórios financeiros fidedignos, que devem ser submetidos a avaliações independentes.
Conhecer os riscos envolvidos no relacionamento com as contrapartes, priorizando a realização de negócios com aquelas que apresentarem, ao mesmo tempo, as melhores oportunidades para a companhia e o menor risco de integridade.
Disponibilizar canal independente que possibilite a comunicação à companhia de qualquer indício de desvio de conduta, incentivando o seu uso por todos os públicos de interesse, garantido o anonimato ao denunciante que fizer essa opção, sendo vedado qualquer tipo de retaliação ao denunciante de boa-fé.
Estabelecer mecanismos adequados visando que a tomada de decisão seja pautada na observância às leis, normas e procedimentos internos e externos, aplicáveis à companhia.
Estimular nas empresas e na sociedade a adoção de iniciativas e comportamentos voltados para a integridade, transparência e sustentabilidade, impactando positivamente o ambiente de negócios e o exercício da cidadania.
Disseminar de forma efetiva e contínua o dever de atuar em estrita observância às leis, normas e procedimentos internos, promovendo a conscientização sobre a importância do comportamento íntegro e ético para o fortalecimento da cultura de compliance.
Promover transparência aos nossos negócios, incluindo a evolução de ações de compliance, fornecendo informações úteis, tempestivas, relevantes e confiáveis aos públicos de interesse, resguardadas aquelas consideradas sigilosas, possibilitando maior controle por parte da sociedade e contribuindo para a credibilidade da companhia.
Assegurar que os documentos que norteiam as condutas requeridas pela companhia estejam acessíveis a todos os públicos de interesse aplicáveis.
Aperfeiçoar continuamente o conjunto de normas e procedimentos da companhia, abrangendo sua adequação às leis nacionais e internacionais aplicáveis aos nossos negócios e estabelecendo medidas efetivas que mitiguem o risco de ocorrência de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica.
Manter mecanismos capazes de, tempestivamente, identificar e interromper eventual desvio de conduta que porventura não tenha sido evitado pelas ações de prevenção.
Estabelecer medidas de responsabilização aplicáveis aos casos de desvio de conduta comprovados, bem como possibilitar o aperfeiçoamento das fragilidades que originaram o respectivo desvio e a recuperação de eventuais prejuízos.
Faça o download da nossa Política de Compliance
A BR sabe o quanto a sua privacidade e a adequada utilização dos seus dados pessoais são fundamentais. Conheça a nossa Política de Privacidade e veja como tratamos os dados pessoais.
iniciamos, em abril de 2000, o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição (SGI BR), para certificar as unidades operacionais da companhia. O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:
Objetivo: Sistema de gestão com abordagem por processos para atendimento a requisitos dos clientes.
Objetivo: Sistema de gestão ambiental que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, aspectos e impactos ambientais significativos, permitindo controlar os riscos de acidentes ambientais.
Objetivo: Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, permite que a organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, elimine os perigos, minimize os riscos e melhore continuamente seu desempenho de SSO.