Direitos Humanos e Diversidade

PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Compreendemos nosso papel de protagonista na promoção dos direitos humanos de nossa força de trabalho e de nossa cadeia de valor, prevenindo e mitigando os impactos negativos de nossas atividades. Dessa maneira, priorizamos a proteção dos direitos de crianças e adolescentes e o enfrentamento do trabalho escravo e infantil.

Fazemos parte do Programa Na Mão Certa, e junto com demais instituições, buscamos eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Com ajuda de estudantes de escolas públicas vizinhas, criamos a Turma do Disque 100 cujo principal poder é a divulgação do Disque 100.

Somos signatários do Instituto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), assumindo o compromisso na proteção dos direitos humanos em nossas cadeias produtivas.

PROGRAMA NA MÃO CERTA

Através do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, nos comprometemos com a proteção de crianças e adolescentes. Por meio da educação continuada de nossos motoristas, queremos que eles atuem como agentes de proteção de crianças e adolescentes nas estradas.

Saiba mais

TURMA DO DISQUE 100

Um novo grupo de heróis vai ajudar a defender os direitos das crianças e adolescentes. Estudantes de Crato (CE), Bauru (SP), Cabedelo (PB), Duque de Caxias (RJ) e Cruzeiro do Sul (AC) criaram personagens reunidos na "Turma do Disque 100", numa campanha de responsabilidade social que está mobilizando postos da Petrobras Distribuidora em algumas regiões do país no mês de outubro. Os personagens transformaram-se em adesivos que serão distribuídos aos consumidores.

Saiba mais

CARTILHA SOBRE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

A qualidade das relações de trabalho influencia o clima organizacional e, consequentemente, os resultados da empresa. Essa cartilha foi criada para esclarecer esses conceitos e mostrar o compromisso da BR em contribuir para um ambiente de trabalho com qualidade de vida, justo e produtivo.

Saiba mais

PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO

Desde 2005, somos signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e nos comprometemos com a eliminação do trabalho degradante em nossa cadeia de valor.

Saiba mais
 
 

NOSSO OBJETIVO É DESENVOLVER UM AMBIENTE SEM DISCRIMINAÇÃO E COM OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODAS AS PESSOAS

Promover a diversidade e a inclusão dentro da companhia é estimular, através da mistura de pessoas, ideias e experiências diferentes, a criatividade e inovação na superação dos desafios.

A BR Distribuidora enxerga isso como fator fundamental para o aperfeiçoamento das relações de trabalho no ambiente corporativo para homens e mulheres. Um ambiente onde o respeito e a igualdade de direitos são premissas básicas para o encontro de novas perspectivas e soluções de relacionamento e produtividade.

E nosso objetivo não é apenas uma transformação rumo a uma cultura organizacional mais inclusiva, mas também mobilizar nossas empresas fornecedoras, clientes, comunidades e consumidores(as). Conhecemos esse desafio, mas buscamos, cada vez mais, implementar iniciativas que façam girar toda nossa cadeia de valor.

Por nossos esforços em prol da diversidade desde 2009, já fomos premiados três vezes com o Selo Pró-equidade do Governo Federal, e igualmente recebemos três Prêmios WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), concedido pela ONU Mulheres.

Conheça também nossa adesão à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

SELO PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

O Selo Pró-equidade foi criado pelo Governo Federal, para reconhecer a promoção da equidade de gênero e raça por empresas e entidades brasileiras. Nas três edições das quais participamos, conquistamos todos os selos de reconhecimento pelas iniciativas implementadas junto à força de trabalho e aos nossos públicos de interesse, como comunidades, revendedores(as), motoristas, clientes e consumidores(as). Essas iniciativas buscavam promover condições igualitárias para homens e mulheres, tornando o ambiente de trabalho mais inclusivo e sem discriminação; treinamentos e campanhas de conscientização.

PRÊMIO WEPS BRASIL

Nós já fomos premiados três vezes no Prêmio WEPs Brasil - Empresas Empoderando Mulheres, na categoria prata para empresas de grande porte. Promovido por ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia, o prêmio é um reconhecimento por nossas práticas voltadas à promoção da equidade entre homens e mulheres dentro da companhia e entre os nossos públicos de interesse.

COALIZAÇÃO EMPRESARIAL PARA EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO

Aderimos à Coalização Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assumimos compromissos em aprimorar nossas ações, tendo acesso às melhores práticas, para tornar nosso ambiente de trabalho mais inclusivo e atuar sobre nossa cadeia de valor.

Saiba mais